A saúde da gengiva é prejudicada pela falta de higienização adequada. Inchaços e sangramentos são os primeiro sinais de que ela está comprometida.
Se essa inflamação não é tratada, a infecção pode progredir e comprometer outras estruturas que, em algumas situações, poderá causar a perda dos dentes.
É uma infecção, causada por bactérias, que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos.
Tártaro – É a formação do depósito de placas bacterianas que reagem quimicamente com fosfato de cálcio da saliva, originando uma camada endurecida sobre os dentes. Deve ser removida pelo dentista e pode ser prevenido pela escovação e uso do fio dental.
Periodontite – É a inflamação que atinge os tecidos periodontais, provocando a destruição desses, e do osso alveolar, responsável pela fixação do dente. Com sua evolução há o amolecimento do dente devido a perda óssea e ocasionando a perda do dente. (Provocada pela presença do tártaro).
Gengivite – É a inflamação dos tecidos gengivais que circundam o dente. Geralmente é precedida pela placa bacteriana no sulco gengival.
Avenida das Américas, 19005, torre 2, sala 304 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro – RJ.
Telefone: (21) 99494-7521
Responsável Técnico: Dra. Adriana Brito – CRO-RJ: 3932-2
Epao: 4368
Estrada do Três Rios, 90 – Loja 214 – Freguesia – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 97033-9244
Responsável Técnico: Dra. Marcele Fernandes – CRO-RJ: 3739-5
Epao: 4368